The GIMP

Deixe um Comentario
Finalmente chegou a hora de falar de um dos muitos e incríveis softwares livres que utilizo para "botar toda está bagaça pra funcionar direito!" O GIMP!

O GIMP inicialmente foi um projeto universitário criado para a faculdade em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no próprio manual do GIMP há uma seção onde a história do surgimento do GIMP é descrita de acordo com os seus criadores. GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagem GNU) ou algo assim. Atualmente este software é mantido por voluntários ao redor do mundo e é licenciado sob uma licença GNU GPL.

O GIMP é um Software Livre, multi sistema operacional e gratuito! Você pode até não aceitar, mas o GIMP é um forte software de edição de imagens e que acaba constantemente sendo comparado ao Photoshop da Adobe.

Atualmente o software está na versão 2.8.14 e contém uma vasta quantidade de filtros prontos para uso a partir de sua inicialização. Além dos plugins/filtros já inclusos, pode-se desenvolver seus próprios plugins/filtros, extensões e/ou scripts, que são pequenos arquivos que automatizam tarefas seguindo ordens e executando tais instruções de maneira automática. Existe um web site chamado GIMP Plugin Registry onde podemos disponibilizar nossos plugins e também baixar e utilizar plugins criados por outras pessoas envolvidas no projeto. Há também um pacote de plugins/filtros chamado G'MIC, forks (projeto independente com base no código de um projeto já existente!) e etc. E tudo isso é feito por pessoas que se interessaram pelo projeto e quiseram contribuir de alguma maneira.

Existem muitos outros web sites sobre o GIMP, alguns são de tutoriais (como o GIMP Brasil), outros de ferramentas e aparência, estes web sites são de grande ajuda para quem procura conhecer o software e são também (principalmente) de troca de informações entre os usuários. No web site oficial do GIMP há uma lista de links destes sites! Além de contar também com uma Wikia e centenas de vídeos de tutoriais. Eu poderia ficar o dia inteiro citando sites relacionados ao GIMP, então vamos para o próximo tópico logo.

Wilber - O Mascote do GIMP, foi criado utilizando o próprio GIMP!  Descrição da Imagem: Wilber está muito feliz e expressa isso com um enorme sorriso!
Wilber - O Mascote do GIMP, foi criado utilizando o próprio GIMP! Wilber está muito feliz e expressa isso com um enorme sorriso! - Remixei esta imagem utilizando o GIMP, isto é quase um paradoxo!

Graças ao desenvolvimento do GIMP, outros softwares, sejam estes livres ou proprietários, podem usufruir da utilização do GTK+, que é disponibilizado sob a licença GNU LGPL. O GTK+ é um kit de ferramentas para a criação de interfaces gráficas e é também multi sistema operacional. O acrônimo de GTK é GIMP Toolkit! (justamente!)

Agora sabemos o quanto este software é binariamente foda!!! (binariamente?!?). Enfim, O GIMP (Software de Edição de Imagem) classicamente foi composto com três janelas, sendo elas, por ordem da esquerda para a direita, Caixa de Ferramentas, Área de Edição e Caixa de Camadas e Pincéis, a partir da versão 2.7 foi adicionado um recurso opcional chamado de Modo janela única (Single-Window Mode), que é exatamente o que parece ser, todas estas três janelas ficam reunidas e integradas em uma única janela. Também nesta mesma versão foi inserido um outro recurso muito útil, os Grupos de Camadas (Layer Groups).

O GIMP está presente em todas as centrais de programas das distribuições linux e como é multi sistema operacional existem versões para o MAC OS X e Windows da vida. No web site oficial do projeto há instruções para a instalação do GIMP para todos os sistemas operacionais suportados.

Se você utiliza alguma distribuição baseada em Debian/Ubuntu, pode adicionar o PPA oficial do GIMP na lista de repositórios de seu sistema e mantê-lo sempre atualizado com os clássicos comandos no terminal!

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp

Interface do GIMP

Na primeira inicialização o software criará os arquivos de configurações na pasta do usuário e salvará todas as suas personalizações, essa primeira inicialização é um pouco demorada, após isso, toda vez que você abrir o software, ele buscará por novos pincéis, modelos, fontes de texto, plugins, temas, etc. e etc. e caso haja algo novo será carregado junto com o software, este processo já é mais rápido. O progresso de carregamento é exibido junto com uma imagem, a famosa splash!

Splash de inicialização do GIMP - Esta imagem do splash é uma imagem personalizada para ficar com a mesma temática do sistema operacional. Gimp-Splash Elementary OS Style por Phelipefox, para alterar esta imagem, acesse a pasta onde seu software foi instalado Ex.: /usr/share/gimp/2.0/images/
Splash de inicialização do GIMP - Esta imagem splash acima é uma imagem personalizada para ficar com a mesma temática do sistema operacional. Gimp-Splash Elementary OS Style, para alterar esta imagem, acesse a pasta onde seu software foi instalado e substitua a imagem original. Ex.: /usr/share/gimp/2.0/images/

Caixa de Ferramentas


Caixa de Ferramentas e Opções de Ferramentas - GIMP - Ícones de Ferramentas da esquerda para a direita e de cima para baixo:  Seleção Retangular, Seleção Elíptica, Seleção Livre (Laço), Seleção Contígua (Varinha Mágica), Seleção por Cor (Dedo sob a cor vermelha), Seleção com Tesoura, Seleção de Frente (Um boneco á frente de uma seleção), Ferramenta de Vetores, Seleção de Cores (Conta Gotas), Ferramenta de Zoom (Lupa), Ferramenta de Medida (Compasso Métrico), Ferramenta de Movimento (Setas indicando quatro cantos), Ferramenta de Alinhamento (Retângulo com setas nas laterais), Ferramenta de Corte (Canivete), Rotacionar, Redimensionar, Inclinar, Perspectiva, Espelhar, Transformação com Gaiola, Ferramenta de Texto (Letra A em Negrito), Preenchimento (Balde de Tinta), Degradês (Quadrado com um degradê do preto para o branco), Lápis, Pincel, Borracha, Aerógrafo, Ferramenta de Tinta (Recipiente de Tinta 'azul'), Ferramenta de Clonagem (Carimbo), Ferramenta de Restauração (Um Bandeide sobre outro), Ferramenta de Clonagem em Perspectiva (Carimbo sob um retângulo em perspectiva), Desfocar (Gota de água), Borrar (O dedo indicador da mão sobre a folha) e Ferramenta de Sub/Superexposição. A Ferramenta pincel está selecionada e suas opções estão sendo exibidas em uma área mais abaixo da janela.Está primeira janela/área, contém os principais atalhos das ferramentas que são muito frequentemente utilizados, você pode personalizar está área de acordo com suas preferências. Logo abaixo existe outra área que contém as opções de cada ferramenta que é selecionada.

Ícones de Ferramentas da esquerda para a direita e de cima para baixo:

Seleção Retangular, Seleção Elíptica, Seleção Livre (Laço), Seleção Contígua (Varinha Mágica), Seleção por Cor, Seleção com Tesoura, Seleção de Frente, Ferramenta de Vetores, Seleção de Cores, Ferramenta de Zoom, Ferramenta de Medida, Ferramenta de Movimento, Ferramenta de Alinhamento, Ferramenta de Corte, Rotacionar, Redimensionar, Inclinar, Perspectiva, Espelhar, Transformação com Gaiola, Ferramenta de Texto, Preenchimento, Degradês, Lápis, Pincel, Borracha, Aerógrafo, Ferramenta de Tinta, Ferramenta de Clonagem, Ferramenta de Restauração, Ferramenta de Clonagem em Perspectiva, Desfocar, Borrar e Ferramenta de Sub/Superexposição.

Imediatamente abaixo existem dois retângulos que armazenam a cor de frente e a cor de fundo. Uma pequena seta representa a inversão das cores dos retângulos e dois pequenos quadros restauram as cores padrão, preto (cor de frente) e branco (cor de fundo).

Janela de Edição (Área de Trabalho)


Área de Trabalho - Edição - GIMP - A janela está vazia, sem imagem aberta para edições. O mascote Wilber é exibido no fundo (canto inferior esquerdo).
Área de Trabalho - Edição - Nenhuma imagem esta aberta.
Está é a janela/área onde ajeitamos a folha de trabalho pra lá e pra cá, ajustamos o zoom, enfim. Onde temos toda a visualização da nossa edição!

Área de Trabalho - Edição - Uma imagem ou camada totalmente branca esta aberta, a proporção do zoom é de 100%.
Área de Trabalho - Edição - Uma imagem ou camada totalmente branca esta aberta e a proporção do zoom é de 100%.
Também nesta área ficam os menus do GIMP, as configurações do software podem ser acessadas a partir destes menus (Menu: Editar>>Preferências para ser mais exato). Algumas ferramentas, plugins e scripts também estão disponíveis nestes menus. Estes mesmos itens de menu estão também presentes ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer área da imagem em edição.

Janela de preferências do GIMP - Opção Interface está selecionada.
Janela de preferências do GIMP - Opção Interface está selecionada.


Caixa de Camadas e Pincéis


Caixa de Camadas - GIMP
Nesta janela/área é onde as camadas, canais de cores, linhas vetoriais, memória de desfazer, pincéis, texturas e degradês ficam agrupados.

Além da utilização ser bem intuitiva, há descrições de como utilizar as camadas e todos os outros componentes.

Aqui sobrepomos camadas, ativamos e desativamos camadas, criamos, apagamos, duplicamos, nomeamos, definimos o nível de transparência das camadas e todas essas coisas relacionadas às camadas do projeto/imagem.

Como se pode observar na imagem, criei três itens de camadas, para vocês terem um exemplo visual. A primeira camada está vazia, mas contém o canal alpha (transparência), já a segunda camada está preenchida e nomeada com a cor Branco e a terceira é um grupo de camadas vazio!

Logo abaixo existe um outro campo onde as demais ferramentas ficam agrupadas por abas, os pincéis, as texturas e degradês que já vêm incluídos no GIMP. Podemos também criar novos pincéis, modelos de texturas e modelos de degradês, então sempre que precisarmos reutilizar estes pincéis personalizados, estarão sempre a vista.

Interface em modo de janela única

Interface do GIMP em Modo de Janela Única - A áre de edição esta vazia.
Interface do GIMP em Modo de Janela Única

Formatos de arquivos suportados

Naturalmente todos os softwares possuem um tipo de arquivo nativo para salvar os dados referentes a um projeto ou arquivo final que são produzidos com os mesmos. O GIMP possuí vasto suporte aos muitos tipos de arquivos existentes de imagens ou arquivos relacionados.

Arquivos Nativos do GIMP

Tipo de Arquivo
Extensão
Imagem XCF do GIMP
.xcf
Pincel do GIMP
.gbr
Pincel do GIMP (animado)
.gih
Textura do GIMP
.pat
XCF Arquivo bzip
.xcf.bz2 | .xcfbz2
XCF Arquivo gzip
.xcf.gz | .xcfgz

Formatos de Imagens

Tipo de Arquivo
Extensão
Alias Pix
.pix | .matte | .mask | .alpha | .als
BitMap do X11
.xbm | .icon | .bitmap
BMP do Windows
.bmp
PixMap do X11
.xpm
PostScript encapsulado
.eps
GIF
.gif
Ícone do Microsoft Windows
.ico
IRIS da Silicon Graphics
.sgi | .rgb | .rgba | .bw | .icon
JPEG
.jpg | .jpeg | .jpe
Digital Imaging and Communications in Medicine
.dcm | .dicom
PBM
.pbm
PCX da Zsoft
.pcx | .pcc
PGM
.pgm
PNG
.png
PNM
.pnm
PPM
.ppm
SUN rasterfile
.im1 | .im8 | .im24 | .im32 | .rs | .ras
TarGA
.tga
TIFF
.tif | .tiff

E outros formatos

Tipo de Arquivo
Extensão
Animação FLIC da AutoDesk
.fli | .flc
Animação MNG
.mng
Arte ASCII
.txt | .ansi | .text
Cabeçalho de arquivo fonte C
.h
Código fonte C
.c
Cursor de mouse X11
.xmc
Documento PostScript
.ps
Dump de janela X
.xwd
Flexible Image Transport System
.fit | .fits
KISS CEL
.cel
OpenRaster
.ora
PSD do Photoshop
.psd
Portable Document Format
.pdf
Raw
.data
Tabela HTML
.html | .htm
XHTML colorido
.xhtml

Atualmente o GIMP somente importa arquivos vetoriais, por exemplo, arquivos SVG. Entretanto, ainda bem que temos outro software livre e multi sistema operacional que é o melhor no quesito gráficos vetoriais! O InkScape. (Imagina se o GIMP suportasse edição de vídeo!?!)

O GIMP é um ótimo software de edição de imagens gratuito, e unindo-o com sua criatividade pode-se fazer edições fantásticas. Algumas de suas ferramentas não possuem tanta praticidade de uso, mas à medida que o software evolui, novas tecnologias e ferramentas são implementadas para deixa-lo ainda melhor.

0 comentários:

Postar um comentário