Adaptador de Rede Sem Fio RTL8188FTV Realtek no Linux

7 Comentarios
-  Eu acredito que um dia todas os componentes tecnológicos serão plugin and play!

Olá! Já faz um tempo que não posto nada por aqui não é mesmo, ahahahahaha... enfim.

Imagem: Adaptador de Rede Sem Fio RTL8188
Imagem: Adaptador de Rede Sem Fio RTL8188

Gastei algumas horas da minha vida procurando drivers para este adaptador funcionar.

Quando eu o conectava simplesmente nada acontecia (o que é bem triste).

Listei as entradas USBs para obter alguma informações que nem me ajudaram muito.
lsusb
Bus 003 Device 008: ID 0bda:f179 Realtek Semiconductor Corp. 

Então testei os drivers destes repositórios sem sucesso:
GitHub: lwfinger/rtl8188eu
GitHub: quickreflex/rtl8188eus
GitHub: Mange/rtl8192eu-linux-driver

Pensei até que a interface de rede que não estava conseguindo exibir o dispositivo por motivos de lista negra (/etc/modprobe.d/). Mas, depois de instalar o adaptador em um windows, observei que era utilizado o driver rtl8188ftv, daí acabei encontrando um artigo que descrevia o mesmo problema que o meu no ambiente linux e seguindo os passos padrão de instalação do módulo de kernel dinâmico ao final fui notificado que havia pontos de acesso sem fio disponíveis, indicando que o adaptador estava sim sendo detectado e agora funcional!. Reiniciei o PC depois da instalação do driver só por garantia!

Driver para o Adaptador de Rede Sem Fio rtl8188ftv Realtek
GitHub: kelebek333/rtl8188fu

- Até a próxima década!

Fontes:
Linux Mint Forums: Realtek RTL8188FTV WiFi USB Adapter [SOLVED]
GitHub: kelebek333/rtl8188fu


7 comentários:

  1. Olá Phelipe. Você sabe dizer se um wireless "realtek rtl8188eu wireless lan 802.11n usb 2.0 network adapter" encaixa-se no caso que você descreveu aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ernani! Se sua pergunta é se um adaptador do tipo "Realtek RTL8188EU" funcionaria com este driver, acredito que não.. mas tente este aqui, "https://github.com/quickreflex/rtl8188eus" que diz funcionar para Kernel 5.1.x

      Excluir
  2. Rapaz, tava quebrando a cabeça pra fazer esse treco funcionar aqui no meu Peppermint. Depois de tantos tutoriais, finalmente consegui pelo seu. Obrigado. Até salvei aqui nos favoritos pra previnir hahaha

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse artigo! Comprei 5 adaptadores no AliExpress achando que eram com o chip Ralink RT5370, mas vieram RTL8188FTV. Graças a esse blog e esse repositório "kelebek333/rtl8188fu" no GitHub resolvi facilmente o problema no Linux!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo seu feedback! Isso é muito importante para outras pessoas!

      Excluir