Flowblade - Editor de Vídeo não linear

Deixe um Comentario
Pense em uma ótima ferramenta de edição de vídeos (vai... semiprofissional) para sistemas GNU/Linux! Um destes editores que você pensou foi o Kdenlive né!?!

Apresento-lhes hoje o editor de vídeos não linear Flowblade!

Ícone do Flowblade
Ícone do Flowblade


Mas antes, uma triste história! (ou não!)

Em um belo dia lá estava eu editando um vídeo no Kdenlive e ao terminar de fazer todos aqueles cortes de cenas, repicados de áudio, sobreposições de imagens e essas coisas relacionadas à edição, fui com o cursor do mouse no botão renderizar (processo que transforma o projeto de edição em um vídeo, formato final!) e ao pressiona-lo, nada aconteceu... Fechei o software e abri novamente, pensando que fosse um bug, e novamente nada! Foi aí que me veio uma palavra na cabeça... - shit! Dizia eu em frente ao monitor vendo todos aqueles cortes e recortes na edição do projeto. Era como apertar este botão abaixo!


- Caraca, tanto tempo editando isso e não quer renderizar. Sai desesperado atrás de um outro editor de vídeo para poder concluir aquele trabalho logo. Me passou pela cabeça vários editores bastante conhecidos para sistemas GNU/Linux!

Cinelerra (Não, preciso de algo prático para refazer o projeto rapidamente!);
OpenShot (a edição era muito complexa para este software!);
Pitivi (esperar a próxima versão do projeto?, não mesmo!);
Jahshaka (jaka o quê?!?);
LiVES (lento, da ultima vez que o vi em ação!).

Estes foram os softwares que pensei em utilizar, então decidi procurar pela web e depois de ouvir um cara falando de maneira muito engraçada, descobri um software com uma aparência semelhante e com recursos suficientes para o meu projeto de vídeo, o Flowblade!

Flowblade Movie Editor


Flowblade Movie Editor Ícone - Um quadrado negro com cantos arredondados, uma faixa de vídeo cinza passando no centro e um objeto que na esquerda tem um reta linear e na direita várias ondas (não linear) de cor mais clara que o cinza.
Ícone do Flowblade
O Flowblade é um projeto recente e pelo visto bastante promissor. Utilizando o software percebi que se pode fazer ótimas animações com os key frames e também inserir efeitos nos arquivos de som.

Na versão que utilizei 0.14, presenciei algumas limitações, mas que não me incomodaram a ponto de me incapacitar na criação do vídeo! Uma dessas limitações é a possibilidade de somente criar 9 camadas de sobreposição, tanto para imagem e áudio o limite são de 9 camadas, então se eu criar 1 de imagem, posso criar no máximo, 8 camadas de imagem ou 8 camadas de áudio!

Janela de Mudar sequencia da contagem das pistas na linha do tempo - Flowblade

O Layout do Flowblade é formado com as características comuns encontradas em editores de vídeos.

Exemplo:
Layout - No ratãngulo do lado esquerdo no topo estão os Menus de atalhos e acesso, abaixo deste retângulo existem duas colunas, a primeira é a Lista e opções de Mídias e a segunda é a Lista e opções e efeitos, mas à direita uma áre de pre visualizações e em baixo a linha do tempo que estende-se desda lista de mídia, até o final da área de visualizações.
Imagem representativa de layout - Como podemos observar, temos uma lista de menus e atalhos de acesso no topo do software, duas colunas no lado esquerdo, uma para arquivos de mídia e outra para efeitos e opções, no lado direito um espaço para a visualização da edição e arquivos de mídia e por ultimo e mais importante uma linha temporal!

Principais características da versão  0.14

Novo filtro de correção de cor 3 faixas Color Grading, faz manipulação de cor de nível profissional;

Filtros de Curvas baseados no padrão da indústria Catmull-Rom (outros editores de vídeo FLOSS usam implementações baseadas em Bezier, que na opinião do desenvolvedor são inferiores);

Filtro de ajuste RGB - está equipado com um editor novo e muito mais intuitivo e renomeado como ajuste de cores.
Infelizmente os dois primeiros exigem a versão do repositório de MLT (igual ou superior à 0.9.1), que não está disponível em todas as distribuições ainda! (Mas quem usa Arch pode já tê-los).

Ferramenta de espaços - faz com que seja possível mover todos os itens da linha do tempo em todas as faixas como uma única unidade. Se o botão de controle é pressionado de todos os itens em uma única faixa pode ser movido. Isso torna muito mais rápido para restaurar posições relativas dos clips depois de edições que mudam de posições entre os clipes em trilhas diferentes.

Entre outras novidades e as clássicas correções de bugs!

No mais, é uma nova ótima alternativa aos editores de vídeos disponíveis para o sistema do pinguim!

Retornando á história...

Assisti uns tutorias através de uns links na própria página do projeto e como não sou bobo (era o que eu pensava!) fiz somente uma edição de um trecho com as ferramentas de que eu precisava e tchanam! - Hora de renderizar. Defini as características do vídeo final e apertei todo contente o botão que faz a mágica e... Nada aconteceu! ¬¬

- Por quêêêêê?!? Então, percebi que era algo de errado com os codecs, então reinstalei os pacotes de codecs. Não queria acreditar que era isso! mas era! Aff! Porque eu não pensei nisso antes? No final até valeu a pena!

0 comentários:

Postar um comentário