Instalando e Configurando XAMPP

Deixe um Comentario
Neste artigo veremos como instalar e configurar o XAMPP em nossa distribuição GNU/Linux, seja para começar a desenvolver sites, testar CMS (Acrônimo inglês de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e etcetera!

O XAMPP (X, para qualquer sistema operacional + Apache + MySQL + PHP + Perl) é um pacote, ou melhor, um conjunto de aplicações de código aberto para se criar um ambiente de servidor web.

Instalação

Antes de começarmos, precisamos é claro, de ter o instalador salvo em nosso computador, então acesse o site do Apache Friends e baixe a versão do XAMPP de acordo com a arquitetura de seu processador e sistema operacional.

Okay! Baixou o pacote XAMPP, extraiu o executável, então vamos instalar! Para abrir o instalador executamos o comando ./ (ponto e barra) seguido do nome do arquivo como root.

Exemplo:
usuario@computador:~$ cd /Apps/pacotes/
usuario@computador:~/Apps/pacotes$ sudo ./xampp-linux-x64-5.6.3-0-installer.run
No terminal acima eu entrei na pasta onde o arquivo esta salvo e o abri como Super Usuário.

Instalação XAMMP - Bem-vindo

Tchanamm! agora é só apertar NEXT...

Instalação XAMMP - Bitnami

NEXT... Se quiser ler sobre o Bitnami deixe a caixa de seleção marcada!

Instalação XAMMP - Selecione os componentes

Os componentes da instalação... Nesta parte pode deixar ambas opções selecionadas!

Instalação XAMMP - Desempacotando arquivos

Espere mais um pouquinho...

Instalação XAMMP - Desempacotando arquivos

Já esta terminando! Terminado! Será exibido agora no final o aviso de finalização da instalação e uma opção de executar ao fechar. Você pode fechar a janela que informa os status do servidor web, se seu navegador foi aberto automaticamente com as várias opções de idioma selecione o seu idioma que creio eu seja o Português do Brasil ou Português Europeu no mínimo, enfim, clique no idioma de sua preferência!

Configurando


XAMPP - Seleção de Idioma

Caso não seja aberto está página, acesse o endereço http://localhost/xampp/ no seu navegador e no menu lateral selecione a opção Segurança e você verá algo como na imagem abaixo:

XAMPP Interface - Segurança - Exibe o status das aplicações como inseguro.
Imagem: Página de segurança do XAMPP, exibe alguns campos que informam que determinadas aplicações não possuem segurança.

Então para alterarmos esse status para seguro ou um pouco mais seguro abrimos o programa de segurança que esta localizado em /opt/lampp/lampp security (ou em outro diretório que você tenha instalado) no terminal como root para configuramos as senhas das aplicações do pacote.

Exemplo:
usuario@computador:~$ sudo /opt/lampp/lampp security
Decidi deixar uma Print Screen do terminal para vocês verem melhor!

Configurando a segurança do XAMPP no Terminal

É uma das melhores partes, o software lhe fará perguntas e basta responde-lo com y (para Sim) ou n (para Não).

Por primeiro o software diz que "Sua página XAMPP não está protegida com uma senha" e é perguntado se você quer defini-la, então responda com y e defina a senha, também como é possível observar, depois de inserida a senha, surgira, Password (again) ou Senha (de novo), redigite sua senha e pressione a tecla ENTER, é exibido após este comando que seu usuário chama-se xampp, no mais basta prestar atenção no que é perguntado e o que o software te informa;

Segundo, diz que o MySQL está acessível via rede, daí é explicado que não é recomendado e se você deseja desativar;

E por último se você deseja alterar a senha do usuário FTP (daemon) que por padrão é xampp.

Agora retornando à página de segurança do XAMPP e atualizando-a veremos a seguinte situação:

XAMPP Interface - Segurança OK
Imagem: Página de segurança do XAMPP, exibe alguns campos que informam que determinadas aplicações estão seguradas, ou, com senhas definidas.
É isso aí! Seu ambiente de servidor web esta instalado e configurado, para parar ou iniciar os serviços de ambiente servidor utilize os seguintes comandos como root:
usuario@computador:~$ sudo /opt/lampp/lampp start
usuario@computador:~$ sudo /opt/lampp/lampp stop
Acho que não preciso descrever o que ocorreu aqui né!?!

0 comentários:

Postar um comentário