Executar arquivos de extensões .bin e .run

Deixe um Comentario
Uma das coisas mais fáceis! Moleza! Fixe!

Um arquivo .bin à direita, folha com tons azuis e a escrita .bin e um arquivo .run à esquerda, folha com tons vermelhos e a escrita .run.
Para executar um arquivo de extensão .bin e/ou .run em sua distribuição GNU/Linux basta dar permissão de execução para o arquivo, para isso, 'vá' em Propriedades do arquivo e na aba permissões, marque a opção "como executável" ou "Permitir executar como programa", já pelo terminal digite o comando a seguir especificando o local do arquivo.
Lembre-se que algumas ações requerem root, ou seja, que você esteja como Super Usuário do sistema! Neste caso, recomendo a utilização do su (Super Usuário) ou um sudo, para o pessoal do Ubuntu nos comandos a seguir!

Exemplo:
root@computador:~# chmod +x /diretorio/do/arquivo.bin

E para abrir estes tipos de arquivo... bom, veja abaixo:
root@computador:~# ./nome_do_arquivo.bin
Digite no terminal, ponto e barra (./) seguido do caminho e o nome do arquivo. Isso fará com que a interface gráfica do arquivo que, por exemplo, é um instalador, abra!

OU, caso nada aconteça, possa ser que não haja uma interface gráfica, então temos que informar ao sistema que queremos "abrir com o terminal"! Fazemos isso da mesma maneira que antes, só adicionamos o comando bash antes do ponto e barra.

Exemplo:
root@computador:~# bash ./nome_do_arquivo.run

Apesar de os gerenciadores de arquivos atuais dos sistemas GNU/Linux terem a opção de executar estes tipos de arquivos com o duplo clique é sempre bom saber uma outra alternativa. É isso aí, tudo que você precisa saber para abrir arquivos com extensões .bin, .run ou qualquer outro arquivo binário/executável no seu GNU/Linux!

0 comentários:

Postar um comentário