Personal Packages Archives (PPA)

Deixe um Comentario
Aposto que alguns usuários novatos de Linux ficam muito intrigados com todo este universo em que o Linux se propaga! o assunto de hoje são os PPAs.

Lista de PPAs

PPA?!?


Um PPA simplesmente é um Arquivo de Pacotes Pessoais. Um repositório de softwares que se pode adicionar à uma lista do gerenciador de pacotes da distribuição, é como adicionar um canal extra onde sua distribuição possa adquirir novos softwares que não estejam nos repositórios padrões ou oficiais da distribuição, na Central de Programas. Estes pacotes estão armazenados no site launchpad e é mantido pela Canonical (a empresa que desenvolve o Ubuntu), serve como uma plataforma de contribuição e/ou disponibilização de softwares.

Geralmente estes PPAs são de desenvolvedores independentes ou de uma empresa, grupo de desenvolvedores, etc. Podem haver softwares em fase de desenvolvimento, beta ou completamente terminados e atualizados. Cada repositório (PPA) contém uma chave de validação, caso o repositório não ofereça esta chave que é requisitada e obtida automaticamente ao adicionar um PPA, o mesmo não será adicionado.

Adicionando um PPA


Para adicionar um PPA à sua distribuição a maneira mais prática e rápida é pelo Terminal, mas há também como adiciona-los via interface gráfica. A seguir explicarei como funciona o processo de adição de PPA pelo Terminal.

Após encontrar um PPA que queira adicionar à lista do gerenciador de pacotes, abra o Terminal (pressione as teclas Ctrl + Alt + T) e digite ou cole os comandos e em seguida forneça sua senha de usuário e pressione a tecla ENTER;

Entenda os comandos:

Naturalmente nas distribuições baseadas em Debian/Ubuntu os PPAs são informados seguidos de três linhas de comandos.

1.  sudo add-apt-repository ppa:NOME/VERSÃO
2.  sudo apt-get update
3.  sudo apt-get install NOME DO SOFTWARE

Primeira linha de comando:

sudo add-apt-repository ppa:NOME/VERSÃO

sudo: São dois comandos que requisitam acesso ao Super Usuário do sistema, somente este usuário pode fazer alterações em arquivos e pastas do sistema, então sempre que for utilizado o comando sudo antes de qualquer outro comando, ele irá requisitar sua senha. su - Super Usuário, do - Fazer/Faça.

add-apt-repository: É o comando que adiciona o repositório na lista do gerenciador de pacotes do sistema que será informado no próximo comando. add - Adicionar, apt - Gerenciador de Pacotes, repository - Repositório.

ppa:NOME/VERSÃO: É o endereço do repositório que está armazenado no launchpad.


Segunda linha de comando:

sudo apt-get update

apt-get: É o comando que informa ao gerenciador de pacotes que ele deve obter o que será solicitado no próximo comando. apt - Gerenciador de Pacotes, get - Obter.

update: Atualizar. É o comando que informa o que Gerenciador de Pacotes (apt) tem que obter (get), ou seja, Gerenciador de Pacotes, obtenha atualizações (apt-get update). Após este comando o gerenciador de pacotes começa a atualizar sua lista de repositórios (PPAs).


Terceira linha de comando:

sudo apt-get install NOME DO SOFTWARE

install: É o comando que informa o que o gerenciador de pacotes deve obter nesta ultima linha, é requisitado a instalação do software que anteriormente não era encontrado. install - Instale, NOME DO SOFTWARE.

- Beleza entendi como funciona esta parada aí de PPA, e agora eu quero tirar um PPA que não uso mais, o que eu faço?!?

Removendo um PPA


Utilize o comando a seguir:

sudo add-apt-repository --remove ppa:NOME/VERSÃO

--remove: Este comando informa ao gerenciador de pacotes que você quer remover um PPA da lista, é acompanhado do endereço do PPA que você pretende remover. Depois é só remover o programa pela Central de Programas se for de sua preferência.


Sem mais dúvidas, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário