Licenças Creative Commons

Deixe um Comentario

Pense em um museu cheio de obras de arte comum, este seria o © (copyright). O copyright é uma espécie de barreira protetora intermediária entre você e as obras de artes, logo você não pode altera-las, pois elas têm todos os direitos reservados, que garantem a sua proteção contra cópias, exibição e modificações não permitidas.

Agora, você está em um outro museu, mas ao chegar lá, você vê pessoas utilizando a estrutura de obras para criarem as suas próprias obras, colocam-nas em posições que lhe são mais agradáveis e apesar de estarem modificando suas cópias baseando-se na original, estas pessoas são livres para compartilhar suas obras e até mesmo venderem, este seria a  (Creative Commons).

Ao utilizar licenças Creative Commons os autores atribuem ás suas obras liberdades adicionais de utilização para o público em geral, sendo assim, pessoas sem ter de conhecê-lo ou contata-lo podem utilizar sua obra, isso é possível por que o que pode ser ou não feito com a obra original está determinado na licença Creative Commons em que o autor a disponibilizou, evitando esta barreira de proteção intermediária, permitindo mais flexibilidade para a utilização desta obra para algo derivado da original.


© (copyright)
Símbolo de copyright.

CC - Creative Commons
Símbolo de licença Creative Commons.

Quais são as especificidades de cada licença CC?


A utilização das licenças Creative Commons são gratuitas, se por exemplo, você criou algum material de mídia digital e quer disponibiliza-lo sob uma licença CC, basta selecionar qual melhor se adequa e utilizar em seu material. Uma CC também é válida internacionalmente.

Ao determinar as especificações de compartilhamento de sua obra basta inseri-la em uma imagem ou grava-las em metadados de músicas, vídeos ou outros tipos de mídias.

Como posso determinar qual a licença mais se adequa à obra que quero disponibilizar?

No Site da Creative Commons há uma área chamada 'Escolher uma Licença', que contém algumas perguntas, basta selecionar as respostas e instantaneamente é gerada uma licença CC que poderá atribuir em sua obra.

As Licenças CC

As licenças são formadas da seguinte maneira:

Símbolo da CC Área de características adicionais



CC BY
CC BY
Esta licença é a mais liberal, permite que outros criem a partir de seu trabalho, distribuam, adaptem e remixem mesmo que para fins lucrativos. Claro que atribuindo os créditos à obra original.


CC BY-SA
CC BY-SA
Esta licença possui as características da CC BY incluindo que deve se utilizar as mesmas características da obra original. Se a obra original é disponibilizada em CC BY-SA a obra derivada tem que estar com os mesmos termos, logo também será CC BY-SA.


CC BY-ND
CC BY-ND
Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado e no seu todo, com crédito atribuído a você.


CC BY-NC
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não são obrigados a licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.


CC BY-NC-SA
CC BY-NC-SA
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários têm de licenciar as novas criações sob termos idênticos.


CC BY-NC-ND
CC BY-NC-ND
Esta licença é a mais restritiva, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.


Agora que você conhece sobre as licenças Creative Commons e sua utilização, procure buscar sempre material licenciado. Este link o levará para o site da Creative Commons, onde você pode buscar por materiais disponibilizados com licenças CC.


Fontes:



Imagens, ícones e trechos de conteúdos:
http://creativecommons.org/licenses
http://creativecommons.org/about/downloads
http://creativecommons.org.br/as-licencas

Símbolo SVG de copyright utilizado:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_autoral#mediaviewer/File:Copyright.svg

0 comentários:

Postar um comentário