Instalando uma Distro Linux (Ubiquity)

Deixe um Comentario
Conheceu uma distribuição Linux e está afim de experimentar ou começar a usar de vez? Então, veja neste artigo como instalar uma distro Linux!

O processo de instalação de uma distro Linux pode acontecer por meio de uma interface gráfica ou como você já deve saber, através da linha de comando (Modo Texto, sem interface gráfica!). Abordarei neste e outro artigo o modo de instalação gráfica para distribuições baseadas no Debian/Ubuntu e distribuições baseadas em Red Hat/Fedora.

1. Para distribuições baseadas em Debian e Ubuntu (Ubiquity)

Em distribuições baseadas no Debian/Ubuntu o processo de instalação por modo gráfico é fornecido pela aplicação Ubiquity. Este aplicativo é que irá auxiliar o processo de instalação de uma maneira mais fácil e rápida.

Utilizei como exemplo o novo Ubuntu 14.04 LTS!

Instalação - Bem-vindo!

Como se pode observar na imagem acima, há um campo no lado esquerdo que se pode escolher o idioma do sistema e existem também, duas opções para prosseguir:

Experimentar: Escolhendo esta opção, você poderá utilizar o sistema diretamente do CD, ou melhor, LiveCD, sem ter que apagar ou utilizar um mísero bit do seu HDD (Hard Disk Drive).

Instalar: Esta opção te levará ao próximo passo, preparando para instalar, que é exibido na imagem abaixo.

Preparando para instalar

O instalador realizará um check-up para preparar a instalação. Não é obrigatório ter conexão com a internet, isso serve inicialmente para instalar atualizações ainda na instalação. A outra opção é para permitir a instalação de codecs proprietários (Flash Player, Decodificador MP3, etc.) no sistema.

Continuar: Esta opção te levará ao próximo passo, tipo de instalação, que é exibido na imagem abaixo.

Instalação - Tipo de Instalação
Imagem 3

Nesta etapa podemos observar duas opções:

Apagar disco e reinstalar: Após selecionar esta opção, você poderá selecionar em qual HDD você irá instalar o sistema. O disco selecionado será apagado e utilizado totalmente pelo sistema Linux e após isso você será redirecionado para a janela de Localização e logo depois para a configuração do layout do teclado e usuário.

Opção avançada: Nesta opção, você poderá observar todos os seus discos físicos e suas respectivas partições, poderá também apagar, criar, mover, etc. etc. e definir qual ou quais discos o sistema utilizará.

Instalação - Tipo de Instalação (Gerenciador de Discos)

Tendo selecionado opção avançada, vamos para um gerenciador de discos. Como vocês podem ver na imagem acima, selecionei um disco com 17 gigabytes, que tem o nome ATA VBOX HARDDISK e o Linux interpreta-o como sendo /dev/sda, o disco está completamente vazio.

Caso você já tenha o disco com partições e elas não estão sendo identificadas leia aqui que talvez possa lhe ajudar!

Instalação - Tipo de Instalação (Gerenciador de Discos - Criada uma nova tabela de partições)

Agora crie uma Nova tabela de partição, clicando no botão de mesmo nome! Imagem acima.

Instalação - Tipo de Instalação (Criar Partição)

E agora selecione o espaço livre e clique no botão + (Adição) no lado esquerdo um pouco mais abaixo, será aberta um janela para auxiliar na criação da partição:

Tamanho: Defina o tamanho da partição digitando o valor ou utilize os botões de + (Adição) e - (Subtração). O valor deve ser convertido para MB (megabytes), lembre-se para formar 1 GB são precisos 1024 MBs.

Tipo para a nova partição:
1. Primária - Uma partição primária possui um sistema de arquivos para que o computador reconheça e carregue o sistema operacional, geralmente instala-se o sistema operacional nesta partição!

2. Lógica - A partição estendida é uma partição que permite criar outras partições dentro, sendo estas, partições lógicas.

Exemplo:

1
2
3
4
Partição Primária
Partição Primária
Partição Primária
Partição Estendida
Partição Lógica
Partição Lógica
Partição Lógica

Naturalmente só podem haver 4 partições em um disco rígido (HDD). Observe que dentro da partição estendida, pode-se criar outras partições que serão reconhecidas pelo sistema operacional. É recomendado salvar seus arquivos, documentos nesta área!

Localização para a nova partição:
Início - Cria a partição no começo do disco rígido (da esquerda para a direita)
Fim - Cria a partição no fim do disco rígido (da direita para a esquerda)

Usar como: Especifique para que a partição será usada, um sistema de arquivos ou swap, vamos nos concentrar somente nestes dois!

Ponto de montagem: Informa o instalador do sistema para o que será utilizada a partição.

/ - Diretório Raiz, Informa que o sistema será instalado e utilizado neste partição!
/home - Diretório de Usuários, Informa que os arquivos dos usuários serão armazenados neste diretório!
Área de troca (swap) - Informa e define a partição selecionada como uma memória RAM adicional. Geralmente utiliza-se o mesmo ou menor tamanho de sua memória RAM física. Se o seu PC tem 4 GBs, a partição swap terá 4 GB ou menos se você preferir.

Instalação - Tipo de Instalação (Partições criadas e pontos do sistema definidos)

Tchanamm!!! Veja como defini os pontos de montagem do sistema. Só não sei a razão de eu ter colocado o swap no início do disco!
Geralmente faço desta maneira;

Raíz
Memória swap
Arquivos
/
swap
/home
9 GB
2 GB
6 GB
O Tamanho das partições são meramente ilustrativos!
Marque também a opção para formatar a partição, agora estando tudo pronto, clique em Instalar agora!

Instalação - Fuso horário

Quem escolheu Apagar disco e reinstalar na imagem 3 foi direcionado direto para cá, onde escolhe a região para definir o horário do computador.


Instalação - Layout do teclado

Em seguida o layout do teclado, você pode escolher um e testar no campo abaixo ou pressionar o botão Detectar layout do teclado.


Instalação - Configuração do usuário

Nesta etapa configura-se o usuário, basta preencher os campos definir uma senha e selecionar uma das opções;

Iniciar sessão automaticamente: Ao ligar o computador, entrará automagicamente no seu usuário sem solicitar sua senha!


Solicitar minha senha para entrar: O computador inicia, mas fica parado na tela de login esperando que o usuário selecione e/ou informe a sua senha!


Criptografar minha pasta pessoal: Basicamente, sua pasta de arquivos vira um arquivo que só pode ser acessado com sua senha e se você esquece-la, pode começar a chorar, por que nem o Super Usuário pode acessar esta pasta criptografada!



Instalação - Conheça o sistema enquanto é instalado

Dependendo do sistema, enquanto os arquivos são copiados e configurados é exibido um slideshow sobre o sistema.

Instalação - Conheça o sistema enquanto é instalado (Configurando o Hardware)

Espere mais um pouquinho! Dependendo do hardware do computador e do tipo de instalação o tempo pode variar. Se você optou por baixar atualização enquanto instala, além do hardware vai depender da velocidade de sua conexão com a internet!

Instalação Terminada!

Uhuu! Terminado, agora é só reiniciar e começar a usar!

Disponibilizarei o próximo tópico em uma outra postagem, porque além de ter muitas imagens já neste, ficou um pouco extenso!

2. Para distribuições baseadas em Red Hat/Fedora (Anaconda)

Clique no link acima para ver o processo de instalação em distros baseadas em Red Hat/Fedora.

0 comentários:

Postar um comentário