UNetbootin

Deixe um Comentario
- Você encontra-se em um momento crítico e precisa de apenas alguns comandos Linux para resolver a parada de vez, então você se lembra que o seu pendrive não é simplesmente um pendrive, ele é O pendrive!

Neste artigo irei falar sobre uma aplicação que transforma seu pendrive em uma verdadeira chave de fenda sônica. (só que sem som, a menos que seu pendrive faça algum tipo de barulho constante!)

O UNetbootin é um aplicativo multiplataforma que tem como propósito gravar imagens de disco de sistemas operacionais baseados em Linux no pendrive e torná-lo "bootável" (inicializável a partir do BIOS).

Obs.: Para sua utilização o pendrive inteiro ou uma partição deve estar no formato FAT32, a unidade em que será gravado a imagem do sistema deve estar montada.

Obs 2.: Os pacotes do 7zip devem estar instalados e para distribuições GNU/Linux Fedora, pode ser necessário a instalação da biblioteca/pacotes libXrandr.
E mais uma coisa: Se utilizando uma distro Linux. Dê permissão de Executável para o aplicativo! (geralmente em Propriedades do aplicativo, aba permissões e marque como executável ou pelo terminal o comando a seguir especificando o local do aplicativo, exemplo: chmod +x /local/do/aplicativo

No web site oficial há instruções e quais distribuições são suportadas.

- A distribuição que tenho baixada não está na lista! Bom, se sua distribuição é baseada em uma das distros listadas no web site, pode funcionar sem problemas!

Existem duas principais opções na interface do aplicativo:

1. Distribuição: Esta opção oferece uma facilidade maior no quesito de escolher, baixar e gravar. Pode optar ainda além da distro, a versão da distribuição e suas demais arquiteturas.

2. Imagem de disco: Nesta opção basta escolher uma imagem de disco de uma distribuição Linux em um diretório de seu disco rígido (ou seja, local, que já tenha feito o download manual) e especificar a localização do pendrive, após isso basta pressionar o botão OK para a aplicação começar o trabalho duro!

Também há um outro detalhe, bem no final esquerdo da interface, há uma opção de especificar se será gravado em uma Unidade USB ou em um Disco Rígido, escolha o tipo e escolha a unidade desejada para a gravação!

Interface do UNetbootin: Opção Imagem de disco selecionada, com a caixa de seleção especificando o tipo de imagem ISO, seguido do caminho por extenso da imagem.
Interface do UNetbootin: Opção Imagem de disco selecionada, com a caixa de seleção especificando o tipo de imagem ISO, seguido do caminho por extenso da imagem de disco.
Na imagem acima pode-se observar que no campo Tipo está selecionado uma Unidade USB que está montada em /dev/sdb2.

Inseri uma imagem interpretada pelo Gparted que exibe as partições do meu pendrive.

Gparted - Exibindo uma unidade de disco particionada.
Unidade de disco (USB) particionada. A ordem das partições fica à sua escolha!

No exemplo acima, reservei uma área do pendrive para gravar uma imagem do liveCD de uma distro, recomendo deixar entre uns 400 a 500 MBs livres, por exemplo, A imagem do disco a ser gravada é de 1GB, então adicione o espaço extra, ficando em torno de 1GB e 400MBs. Porque isso? O aplicativo precisa de espaço para copiar e depois extrair os arquivos.

Após inserido o pendrive e o aplicativo ter baixado (ou não), extraído, copiado, instalado o bootloader, estará terminado!

Faça o download no Web Site oficial para o seu sistema operacional. Nem é preciso instalar, apenas baixar e abrir o arquivo!

0 comentários:

Postar um comentário