O Vinho

Deixe um Comentario
Não custa lembrar antes de começar o artigo que o Wine (WINE Is Not an Emulator) não é um emulador!

O projeto Wine surgiu em 1993 como uma maneira de suportar a execução de programas do (naquela época) Windows 3.1 em Linux de maneira nativa. Com o tempo vem evoluindo muito e suporta muito mais softwares de Windows que suas versões iniciais, é um projeto em constante desenvolvimento. Existem ainda outros projetos baseados no Wine, que são mais trabalhados em áreas específicas para aumentar a compatibilidade com alguns softwares que é o caso do CrossOver e para jogos, PlayOnLinux.

Tux prestes a beber o vinho!
Tux prestes a beber o vinho!
O Wine adiciona uma camada de compatibilidade ou sendo mais simples, um tradutor (mais detalhado no próximo paragrafo). Sempre que abrir uma aplicação do sistema Windows, o Wine irá fazer com que a aplicação funcione, fornecendo à aplicação do Windows o que no Linux é equivalente, nem sempre o resultado será o ideal, mas funciona!

Imagine uma pessoa que fala língua "Windows", ela acabou de entrar no país onde todos falam a língua "Linux", o Wine é o 'cara' que vai traduzir para "Linux" tudo o que a pessoa fala em "Windows". (que associação rudimentar!)

O Wine não provoca nenhum tipo de alteração no kernel ou no sistema, será como mais um de seus programas, sempre que abrir um arquivo desenvolvido para Windows, o Wine será acionado para começar a interpretação. É possível também, definir qual versão do sistema operacional Windows será utilizada entre outras configurações.

Após a instalação do Wine provavelmente também será instalada uma outra aplicação "Winetricks", que é uma aplicação extra com algumas aplicações, jogos e bibliotecas do sistema operacional Windows que podem ser instaladas e configuradas sem problemas maiores. Também é possível instalar quaisquer outras aplicações que não estejam no Winetricks. (Teoricamente)

Agora que você sabe quais são os efeitos colaterais do vinho, que tal fazer seu pinguim beber um pouco, afinal só o Tux estando bêbado mesmo para entender os programas de Windows.. Hehehe, desculpem não consegui evitar!

Um dia tentei fazer o oposto disto, executar programas de Linux no Windows e acabei encontrando andLinux. Pô, qual é, estava querendo editar um vídeo no Kdenlive!

Adicionando o PPA e Instalando

Repositório Oficial dos Desenvolvedores do Wine para Ubuntu e Derivados:
1. sudo dpkg --add-architecture i386
2. wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/Release.key
3. sudo apt-key add Release.key
4. sudo apt-add-repository https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/
5. sudo apt update
6. sudo apt install --install-recommends winehq-stable
Descrição: 1. Adicionando arquitetura de 32 bits para o empacotador, 2. Baixando a Chave do repositório, 3. Instalando Chave do repositório, 4. Adicionando repositório, 5. Atualizando lista de repositórios do sistema, 6. Instalando os pacotes do Wine.

Para outros sistemas operacionais e distribuições veja: winehq.org/download

Pode-se instalar versões anteriores alterando o número após o ponto, exemplo:
wine1.6 ou wine1.5 ou wine1.4

Podemos também definir qual será a arquitetura de bits do wine com o comando:
WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.wine winecfg   (para 32 bits)
ou a arquitetura de 64 bits substituindo o valor 32 por 64.

Mídias:

Tux - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tux.svg

"WINE-Logo" Vetorizado por TotoBaggins em en.wikipedia - Originalmente de en.wikipedia; a página descrita aqui está/foi.. Licenciada sob Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0, via Wikimedia Common

0 comentários:

Postar um comentário