Elementary OS Loki: Relatório Lê Linux

Deixe um Comentario
O Elementary OS Loki foi construído sobre o Ubuntu 16.04, mas nesta versão do sistema, posso dizer que está menos Ubuntu!!! Veio equipado com um Kernel Linux 4.4 e nem precisei fazer todo este processo para o adaptador de rede funcionar!

Mudanças

Nesta versão o Elementary OS está ainda mais (não sei como conseguem) refinado visualmente e organizado. Os aplicativos agora foram completamente desenhados para o sistema e alguns outros conseguem ficar integrados visualmente muito bem! (principalmente os apps em gtk-3)

Imagem: Área de Notificações - Freya à esquerda e Loki à direita.

Detalhes

As notificações do sistema agora são exibidas e "gravadas" em uma central de notificações.

Uma Notificação de tarefa terminada há um minuto atrás.
Imagem: Uma Notificação de tarefa terminada.


Imagem: Notificação de aplicativos que utilizam muita bateria.
Imagem: Notificação de aplicativos que utilizam muita bateria, seja lá como isso é calculado.


A Central de Aplicativos é EXTREMAMENTE ágil em relação ao mesmo aplicativo do Ubuntu. Até mesmo atualizações do sistema e apps são realizadas nela, mas não mostra os detalhes! :( Por exemplo, os pacotes que estão sendo baixados individualmente, etc. Eu diria que é a Central de Aplicativos Gnome!
Central de Aplicativos
Imagem: Central de Aplicativos

Notificação de autenticação para softwares de outros repositórios. (O programa não vem de uma fonte confiável. Não atualize este pacote a não ser que você esteja certo de que é seguro fazer isso.)
Imagem: Autenticação para Softwares de outros repositórios.


O Design do sistema além de ser impecável esta mais esperto!

Área de notificação do sistema. Quando uma imagem é muito clara, os ícones ficam escuros e quando a imagem é muito escura, os ícones ficam claros.
Imagem: Área de notificação do sistema. Quando uma imagem é muito clara, os ícones ficam escuros e quando a imagem é muito escura, os ícones ficam claros. O.o

O Sistema esta incrivelmente rápido, rápido mesmo! Bugs dos efeitos visuais foram corrigidos; O player de música não trava como o da versão Freya.

Dificuldades que eu tive!

Primeiramente quando fui instalar o driver proprietário da Nvidia graficamente, tive que instalar o chamado "Propriedades do software" na Central de Aplicativos... Logo instalei o driver rapidamente sem problema algum!

Configurador de repositórios e softwares instaláveis.
Imagem: Configurador de repositórios e softwares instaláveis.

Não se consegue adicionar PPA's. Instale o software-properties-common e configure-o, assim você poderá utilizar este recurso novamente! (sudo apt-get install software-properties-common).

Se você quiser instalar um pacote .deb, terá que utilizar o comando dpkg -i ou instalar o Gdebi para tal finalidade.

Até agora não consegui definir a imagem da conta ou selecionar qualquer item (arquivo) para enviar para outra aplicação, pois este menu de seleção não possuí qualquer botão de enviar, selecionar, definir, etc. Simplesmente paro aqui... :( (Será que tenho de apagar as configurações do pantheon?!?)

Janela de contexto para seleção.
Imagem: Janela de contexto para seleção.

Janela de contexto. (Imagem adicionada em 04/10/2016)
Imagem: Janela de contexto APARENTEMENTE corrigida! (Após algumas atualizações do sistema a janela de contexto passou a exibir os botões!)

No geral, tenho a impressão de que o sistema esta começando a ter uma certa independência!


0 comentários:

Postar um comentário